O Colégio

infra (11)
infra (4)
infra (15)
infra (14)
topo-infra
infra (3)

Nossa História

O Colégio Santo Antônio é uma das quatro unidades da REDIZE (Rede Divino Zelo de Educação), pertencente ao Instituto das Filhas do Divino Zelo.

Sua história começou há muitos anos, em Messina-Itália, onde Aníbal Maria Di Francia assumiu a missão de zelar pelo mandamento de Jesus: Rogate = Rogai ao Senhor da Messe para que envie operários a sua messe (Mt 9,36). Aníbal Maria nasceu em Messina, no dia 05 de julho de 1851. Ainda em sua juventude, percebeu a miséria de seu povo e a necessidade de homens e mulheres que se dedicassem a resgatar muitas vidas abandonadas. Doou sua vida aos pobres, principalmente na educação de crianças e jovens. No ano de 1887, fundou o Instituto das Filhas do Divino Zelo (FDZ), que levaria adiante a sua missão.

Sua primeira grande colaboradora, no nascente Instituto, foi Madre Maria Nazarena Majone, mulher de muita fibra e coragem, que entregou sua vida à construção do Reino de Deus em meio ao povo. Madre Nazarena tornou-se cofundadora das Filhas do Divino Zelo.

Santo Aníbal Maria morreu em 01 de junho de 1927. No dia 07 de outubro de 1990, o Papa João Paulo II o declarou Bem-Aventurado e, no dia 16 de maio de 2004, o proclamou Santo, sendo considerado o precursor da moderna pastoral vocacional e pai dos órfãos e dos pobres.

O ideal de Santo Aníbal Maria era que o “Rogate” se difundisse em todos os cantos do mundo, e assim aconteceu. Em 1951, partia da Itália o primeiro grupo de missionárias, que se dirigiam ao Brasil, mais precisamente à cidade de Três Rios/RJ.  Neste mesmo ano, no dia 18 de junho, foram iniciadas as atividades que originaram o Colégio Santo Antônio. Assim foi lançada, fora do território italiano, a semente que, em terras brasileiras, germinou com diversas obras socioeducativas, de promoção humana e evangelização.

Quando Deus quer, as coincidências se encontram e tudo leva à realização do Seu Plano Divino. A vinda das primeiras quatro Irmãs FDZ para o Brasil e fundação do Colégio Santo Antônio se deu pela casualidade da Visita “Ad Limina” do então bispo de Valença, Dom Rodolpho das Mercês de Oliveira Pena, à Roma, e seu encontro com o conselho geral das FDZ, onde apresentou o pedido de uma fundação em sua Diocese. De outra parte, as FDZ, sob a direção de Madre M. Espedita Ambrosini, superiora geral, se perguntavam como comemorar do melhor modo possível os 100 anos do nascimento do Padre Fundador (Santo Aníbal Maria). 

Relembravam seus sonhos missionários, desejo de expansão e conhecimento do Carisma do Rogate: pedir operários/as e serem boas operárias na messe, entre os vários povos e culturas, nos diversos continentes. Esta porta foi aberta com a aprovação, pelo Capítulo Geral daquele ano, realizado no período de 09 a 17 de abril de 1951, do convite do Sr. Bispo de Valença.

No dia 1º de junho daquele ano, aniversário da morte de Santo Aníbal, as quatro primeiras missionárias partiram do porto de Gênova – Itália: Madre M. Palmira Carlucci, Ir. M. Plácida Porto, Ir. M. Lorenza Tripodi e Ir. M. LuiginaMarchese.

A chegada, em Três Rios, se deu no dia 18 de junho de 1951. Foram acolhidas pela população e pelo pároco, Padre José Mayer - svd, na Praça São Sebastião. Assim, a chegada foi narrada na primeira página da “história da casa”: “O acolhimento que tivemos leva-nos a queixar-nos menos pela mudança total de vida; todos nos cercam, aperta-nos as mãos e nós, embora não compreendendo as manifestações dos sentimentos deles, esforçamo-nos por corresponder tais demonstrações, deixando-os beijar o crucifixo, retribuindo os apertos de mão e agradecendo...”. 

Foi assim que tudo começou! Já são 72 anos, educando com amor e zelo!

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe, utlizando o formulário abaixo ou através dos nossos canais de atendimento.

Onde estamos

Rua Gomes Porto, 164
Centro - Três Rios - RJ

Telefone

(24) 2252-0222
(24) 2252-2412